4 dicas para fidelizar seu cliente usando sua base de dados!

 

Informação é o maior recurso a se possuir na era digital. Assim, é vital para uma boa estratégia de vendas e de marketing que se reúna todas as informações possíveis sobre seus clientes, e também sobre potenciais clientes. O cadastro completo pode dar trabalho, mas gera resultados incríveis. Quer saber como utilizar ao máximo os seus cadastros? Separamos 4 dicas para fidelizar o seu cliente com o marketing de relacionamento:

1. Atendê-lo como ele quer ser atendido

Comece encarando o atendimento como um diferencial. Ter e manter um bom atendimento é o primeiro passo para encantar clientes. O atendimento diferenciado começa quando a equipe de vendas é treinada para atender o cliente como ele gostaria de ser atendido. Uma boa equipe de vendas capta os sinais dados pelo futuro comprador e embarca nas suas preferências e necessidades. Até mesmo o tipo de abordagem é definida de acordo com as respostas do cliente. Para isso, além de muita sensibilidade, o vendedor precisa saber calar seus pensamentos, ouvir e se colocar no lugar de quem está comprando.

2. Saber tudo sobre ele (e surpreendê-lo com isso!)

Possuir em seu banco de dados não apenas o nome e dados da empresa e seu diretor, mas também os nomes e e-mails de colaboradores-chave, datas de aniversário da empresa e dos fundadores, entre outros dados importantes. Com essas informações em mãos, um vendedor pode visitar a empresa em seu aniversário e levar brindes personalizados, dando uma atenção especial aos diretores e colaboradores. Esse tipo de ação cria um relacionamento mais estreito entre cliente e rádio, contribuindo para a tão desejada fidelização.

3. Antecipar suas necessidades

Conhecer o nicho de seus clientes é um excelente recurso para oferecer o produto certo na hora certa. Digamos que em sua carteira de clientes haja uma chocolateria. As datas perfeitas para oferecer seus produtos seriam a Páscoa, o Dia das Mães, o Dia dos Namorados e o Natal. Cruzando as melhores épocas de venda para cada nicho com uma carteira diversificada, temos negócios para o ano inteiro, com clientes fidelizados que sabem que a sua rádio prevê suas necessidades, e está pronta para atendê-las.

4. Encantá-lo com o marketing de guerrilha

O marketing de guerrilha é definido como uma ação que encanta e envolve o cliente, possuindo baixo custo e alto retorno. Possuindo informações variadas sobre sua base de clientes, esse tipo de ação se torna fácil. Pode-se, por exemplo, levar flores às colaboradoras de seus melhores clientes no Dia Internacional da Mulher. É uma ação simples que grava seu nome na mente do seu alvo, fazendo com que os próprios colaboradores do seu cliente também se lembrem da sua rádio.

Manter uma base de dados completa pode se mostrar um grande desafio de gestão. Para facilitar sua rotina na rádio, nós desenvolvemos o Agenda Comercial, um sistema para auxiliar na organização do seu departamento comercial e manter aquele cadastro de clientes mais do que completo. Gostaria de saber mais? É só clicar no botão abaixo!