Desorganização financeira: 5 dicas para evitá-la

Não importa qual é o seu negócio, uma regra é válida para todo o tipo de empreendimento: a organização está acima de tudo. Sem uma boa gestão, todos os esforços e horas empenhadas acabam não gerando resultados – o que causa frustração e uma perda crescente de recursos e energia. A boa notícia é: isso não precisa acontecer com o seu negócio. Trazemos hoje essas 5 dicas para organizar as finanças da sua empresa e manter tudo na pontinha do lápis.

1. Planejar seus orçamentos

Todo negócio precisa ter um planejamento detalhado de seus orçamentos, receitas e custos; bem como uma sólida estratégia para aplicação de recursos, em prol do alcance de metas e medição de resultados. O controle desse planejamento deve ser feito com muita atenção mês a mês, caso contrário torna-se fácil perder o controle dessas finanças.

2. Trabalhar com previsões

Utilizando previsões, é possível ter um pré-planejamento financeiro do próximo ano já no último trimestre do ano atual. Isso é fundamental para se definir as próximas metas.

3. Manter controle sobre o capital de giro

Manter um capital de giro é fundamental para que a sua empresa possa se desenvolver com tranquilidade; mas além de manter essa quantia extra, é necessário saber administrá-la com sabedoria e manter um controle forte sobre o que exatamente foi retirado desse capital, e para qual finalidade.

4. Manter todos os gastos listados (e saber o que cortar!)

Mantendo um controle rígido dos gastos, pode-se definir prioridades para o seu negócio, para que seja feito o corte de despesas desnecessárias e otimização do uso de recursos. Para isso, deve-se manter a totalidade dos gastos da empresa na ponta do lápis mês a mês.

5. Usar um software de gerenciamento

A maneira mais eficiente de monitorar a situação financeira da sua empresa é o uso de um software de gerenciamento. Por muito tempo esse gerenciamento foi realizado manualmente, mas não há mais motivos para tal. Com o uso de um software, a maior parte dos controles pode ser automatizado, e a geração de relatórios torna-se infinitamente mais fácil. O gestor pode acompanhar as contas a pagar e receber, verificar se a empresa está tendo lucro, identificar quais produtos têm melhor saída, controlar estoques, acompanhar o saldo do caixa e assim por diante – tudo em poucos cliques.

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