Você sabe como fidelizar o seu anunciante?

A forma mais eficaz de que seus anunciantes voltem a comprar com sua emissora é mostrar o retorno do investimento deles. 

Quantos ouvintes foram nas lojas porque ouviram divulgação em sua rádio? Quantos presentes foram comprados porque a loja anunciou com a sua emissora?

Não existem forma fácil de ter esses dados da rádio, porém listamos aqui algumas possibilidades de gerar essas estatísticas e aumentar seu faturamento:

Códigos promocionais específicos

Negocie com o seu anunciante junto com a proposta descontos ou brindes pra quem utilizar um código específico na compra. Embora não mostre a sua audiência, gera um demonstrativo de conversões em relação ao investimento. 

Com este método o ouvinte vai ficar atento a programação esperando saber o cupom para compras e o anunciante vai ter em mãos as vendas geradas pelo anuncio. É uma estimativa com precisão média, já que alguns consumidores podem utilizar o código sem serem ouvintes e não há acesso a quantas pessoas formam a audiência real do anuncio.

Checagem de dados do IBOPE

Diariamente o IBOPE faz pesquisas de recall, com ouvintes de rádio. Nesse tipo de pesquisa o ouvinte é questionado sobre quais emissoras de rádio sintonizou nas últimas 48 horas; além de quais outras rádios ouviu nos últimos 90 dias.

 É uma pesquisa que utiliza amostra móvel trimestral , por exemplo, os dados divulgados em Janeiro são referentes a Outubro, Novembro e Dezembro enquanto os dados divulgados em Fevereiro são referentes a Novembro, Dezembro e Janeiro. Para o anunciante é bom ter os dados sobre a audiência, porém é uma estimativa por amostragem e não há acesso direto aos dados brutos mas só depois de processados pelo instituto. O uso de dados brutos auxiliaria a extrapolar as respostas individuais para preferencias não questionadas.

Uso de Rádio Online e Aplicativo Exclusivo

Com o aumento de rádios online, é importante que as emissoras que tenham transmissão por rádio tenham também ferramentas online. Como ficam registrados os acessos diretos ao site ou pelo sistema de rádio online, existe dados claros e abrangentes dos ouvintes. Alguns sistemas, como o aplicativo exclusivo da Access, disponibilizam não só dados sobre os clientes mas permitem comunicação direta com os ouvintes que utilizam o software.

 No processo de gerar relatórios para o anunciante é possível tanto ter dados da audiência total quanto  dos ouvintes que se tornaram clientes e consumidores do anunciante, através de promoções exclusivas pelo app.